Background

Goiânia Mostras Curtas, parte 2!


Olá amigos leitores.

Depois de um certo atraso em razão de compromissos profissionais eis que venho até vocês para descrever a ultima parte do 11º Goiânia Mostra Curtas. No dia 08 de Outubro teve início a mostra especial sobre a temática do festival deste ano “Diversidade Sexual” e batizada de “Os devassos chegam ao paraíso”. A apresentadora foi a atriz Elke Maravilha e com toda a sua simpatia abriu o evento da tarde.

Então vamos aos filmes.

O primeiro filme da tarde foi “Entre Trilhos” da diretora Eloisa Fusco. O vídeo tem 7 minutos de duração e conta a história de duas garotas que saem andando em busca da felicidade e de viverem o grande amor de suas vidas.

"Entre Trilhos"

O segundo é “Mais ou Menos” do diretor Alexander Antunes Siqueira e conta a historia de dois garotos Ivo e Sandro que vivem uma história conturbada na escola.  Ivo é alvo de bullyng praticado por Sandro que todos acham ser homofóbico. No desenrolar da historia  o que parecia ser um sentimento preconceituoso é na verdade uma admiração e um amor recolhido por Ivo.



O próximo filme da mostra foi “A Descoberta de Luke” com direção de Allan Nóbrega e traz a história de Luke como o próprio nome diz.  Na verdade é a representação de todos os garotos que em uma certa idade descobrem o amor pelo mesmo sexo.



O quarto filme da tarde foi “TÁ” com direção de Felipe Scholl que conta a história de dois meninos em um banheiro público. Eles cheiram cocaína, falam sobre sexo, mas o filme ganha outro tom quando eles revelam o que realmente querem amar: um ao outro.

"TÁ"

E na seqüência tivemos o filme “Alguma coisa Assim” do diretor Esmir Filho. Conta a história de dois adolescentes, Caio e Mari, que saem à noite pelas ruas de São Paulo em busca de diversão. No caminho, Caio, reticente, beija outro rapaz. Só então Maria deixa transparecer um amor nunca revelado – talvez nem para si.

Alguma coisa assim

O sexto filme da mostra especial foi “Handebol” da diretora Anita Rocha da Silveira que conta história de Bia que é uma garota como muitas outras: gosta de rock, handebol e sangue. No curta Handebol, a diretora usa situações corriqueiras da vida de uma menina para mostrar como cada sexo lida com certa questões, principalmente na adolescência onde são colocados de fronte a decisões difíceis em meio a uma explosão de hormônios e questionamentos.

Handebol
 
O próximo fime da tarde foi “Assunto de Família” do diretor Caru Alves de Souza e o filme conta os dramas de um garoto que sofre bullying praticado por seu irmão mais velho. O desfecho traz surpresas, pois o irmão homofóbico acaba levando alguns amigos para sua casa após um jogo de futebol e um deles acaba se envolvendo com seu irmão sem que o mesmo imagine.

Assunto de familia

O ultimo filme da mostra especial da tarde foi “Eu não quero voltar sozinho” do diretor e também um dos homenageados do festival deste ano Daniel Ribeiro e que merece um comentário maior e especial. 

O filme conta a vida de Leonardo, um adolescente cego que muda de comportamento com a chegada de um novo aluno em sua classe. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. Dificilmente encontramos materiais com temática GLS que tratam do tema com pureza e inocência. É bonito ver isto!!! 

Mostra a Homoafetividade ao invés da Homosexualidade. Nem tudo precisa ser motivado por sexo e após a exibição do filme realmente entendemos por que Daniel foi um dos homenageados do festival.

"Eu não quero voltar sozinho"


A mostra foi encerrada e logo após teve início um debate sobre o espaço para o surgimento de um cinema gay no Brasil com os homenageados Suzy Capó, Daniel Ribeiro e Beth de Sá Freire mediado por Rafael Sampaio. A apresentadora Elke Maravilha ainda tirou um tempinho para tirar fotos com todos os seus fãs que lotaram o Teatro Goiânia para prestigiar a mostra e tietar a atriz.

Amigos leitores esse foi o resumo da mostra de sábado a tarde do 11º Goiânia Mostra Curtas e logo mais virá o resumo da mostra da Noite de sábado.

Aguardem! Espero que tenham gostado!

Abraços carinhosos 

Silvio Santiago

Leave a Reply