Background

Goiânia Mostras Curtas, parte 3!

Olá blogueiros, pra descontar o atraso vamos lá com um post atrás do outro sobre o Goiânia Mostra Curtas 2011. Na noite de sábado o festival continuou com a exibição da Curta Mostra Brasil que teve a exibição de 13 curtas.

O primeiro da noite foi o curta “Praça Walt Disney” dos diretores Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. O documentário mostra as mudanças em torno da Praça Walt Disney e ao mesmo tempo faz uma critica com o que fazemos com os espaços públicos reservados ao nosso bem estar.

cenas do Praça Walt Disney

O segundo filme da noite foi “Acabou-se” da diretora Patrícia Baia que conta a história de uma menina que para entender sua realidade e angústias, usa sua imaginação e testa seus desejos..  Não há limites para sua imaginação e nem barreiras para o que deseja. Desejo de entender, voar, mergulhar, acabar… E um dia esses sonhos e desejos acabam.

"Acabou-se"



O terceiro filme foi “Angeli 24 Horas” da diretora Beth Formaggini o documentário narra o cotidiano criativo e de vida de um dos maiores cartunistas do país Angeli. Responsável pela criação de vários personagens conhecidos do público no final dos anos 80 e meados dos anos 90 como a Rê Bordosa, Bob Cuspe e os Skrotinhos. O filme além de narrar a historia de Angeli transmite uma lição de vida e ainda alegra a todos.

Rê Bordosa
Angeli
















O quarto filme da mostra foi “Pra eu dormir tranqüilo” da diretora Juliana Rojas que conta a história de Luís um garoto de 8 anos. Dora, sua babá, faleceu há poucas semanas. Quando ela reaparece escondida no armário de Luís, o menino precisa realizar grandes esforços para saciar a fome da babá. Confesso que o filme é muito bom e tem uma boa fotografia e elenco, mas que a história deixa um pouco a desejar. Creio que talvez a diretora tenha se perdido na condução do enredo devido a falta de tempo por se tratar de um curta.

 
Luis e Dora

 
Dando continuidade o próximo filme da mostra foi “O céu no andar de baixo” que conta a história de Francisco que desde os 12 anos de idade, faz fotografias de céu, pois tem um problema de calcificação no pescoço que não permite que ele consiga olhar para frente apenas para baixo ou para cima. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina. Francisco acaba descobrindo o amor.

O céu nom andar de baixo

O quinto sexto filme da noite foi “Mens Sana In Corpore Sano” do diretor Juliano Dornelles  o filme mostra que garra, disciplina, tenacidade, força física e obediência. Estes são os tesouros guardados para que tenhamos uma vida mais plena e saudável. O seu corpo agradece! Porém o filme tem um forte impacto visual apesar de não haver a pronuncia de uma palavra sequer. O final é inesperado.

"Mens Sana in Corpore Sano"

Após o filme houve um pequeno intervalo e logo após a mostra continuou com a exibição de mais 7 filmes porém este repórter que vos fala não pode participar da continuidade da Mostra devido a outros compromissos profissionais.

Deixo a vocês abaixo o nome dos filmes exibidos na continuação da Mostra Brasil Curtas para que vocês pesquisem e mergulhem um pouco na produção de curtas brasileiros.

A felicidade dos peixes (PB) – vídeo – fic – 25 – 2011. Direção: Arthur Lins (16 anos)
Cinderela (RJ) – fic – vídeo – 10 – 2011. Direção: Magali Magistry (16 anos)
Ovos de dinossauro na sala de estar (PR) – doc – vídeo – 12 – 2011. Direção:   Rafael Urban (livre)
Um outro ensaio (RJ) – fic – vídeo – 15 – 2010. Direção:   Natara Ney (18 anos)
Homem-Ave (RJ) – exp – vídeo – 7 – 2010. Direção: Rafael Saar (10 anos)
Moby Dick (SP) – ani – vídeo – 8 – 2011. . Direção:   Alessandro Corrêa (livre)
Traz outro amigo também (RS) – fic – vídeo – 14 – 2010. Direção:   Frederico Cabral (livre)

Encerro por aqui esta matéria e agradeço mais uma vez ao Casal Lalio a oportunidade de dividir com vocês amigos o prazer das produções audiovisuais do nosso País.

Espero encontrá-los mais vezes por aqui e com outras matérias que possam enriquecer a todos nós. 

Abraços a todos!

Silvio Santiago

Leave a Reply