Background

Cowboys & Aliens - O Filme!

São dez e meia e o cheiro do hambúrguer já entra convidativamente pelas narinas. Há pouco movimento talvez por ser terça-feira véspera do feriado da independência. Mas aquele cantinho mágico do Shopping Bougganville é tão adequado para despertar-nos para outra dimensão fantástica e imaginária. O universo do cinema, dos sonhos, das idéias, de outras épocas e outros povos, que saltam da tela e vem de encontro as nossos olhares curiosos.
Nesse clima é que vamos assistir ao filme Cowboys e Aliens dirigido por Jon Favreau (mesmo diretor de Homem de Ferro 1 e 2). A empreitada foi difícil, pois fazer um filme de velho Oeste (western) com Ficção Científica não é uma idéia muito bem vista no mundo cinematográfico. Porque o filme corre sério risco de se tornar uma bobagem nas mãos de diretores e produtores sem experiência.
O faroeste é o gênero mais antigo e é uma arte exclusiva dos americanos e que consolidou Hollywood como mercado global de filmes. Além da disputa entre certo e errado, os bons filmes do gênero tratam de honra, valores, sobrevivência e remontam histórias de 1850/90 época da corrida do ouro na Califórnia e Dakota do Sul.
A Ficção Científica vêm na contra mão dessa abordagem de época. Têm normalmente como pano de fundo para suas histórias cenários futurísticos, viagens ao futuro, aliens e muitos efeitos especiais.
No filme Cowboys & Aliens essa mistura não ganha um tom de paródia ou mesmo de um filme qualquer. Há momentos na trama que temos claras citações de ambos os gêneros. Na lida com a vida árida do deserto americano e os efeitos especiais do filme não ganham mais espaço do que merecem em um Faroeste.
A ressalva que faço é que apesar do filme não se tornar uma aberração ele não vai, além disso. Ou seja, é um filme pipoca que assistirmos para nos divertirmos. Nada de escolhas difíceis para os espectadores os personagens não conquistam o público de corpo e alma, desta forma as mortes no filme quase não são sentidas no espectador. 

SINOPSE
1873. Território do Arizona. Um estranho (Daniel Craig) sem memória chega na desértica cidade de Absolution. A única referência ao seu passado é um misterioso grilhão em um dos seus pulsos. O que ele descobre é que a população de Absolution não gosta de forasteiros, e ninguém na cidade se move sem a permissão do intransigente Coronel Dolarhyde (Harrison Ford). É uma cidade que teme.

Mas Absolution está prestes a experimentar um medo que mal compreende, quando a cidade é atacada por saqueadores do espaço. Avançando com luzes cegantes e abduzindo incautos com velocidade insana, esses monstros desafiam tudo o que os residentes conhecem.

Agora, o estranho que eles rejeitaram é a única esperança de salvação. Esse pistoleiro aos poucos rememora quem é e onde esteve, e percebe que detém um segredo que pode dar à cidade uma chance contra a força alienígena. Com a ajuda da esquiva viajante Ella (Olivia Wilde), ele reúne um grupo de antigos oponentes - cidadãos, foras-da-lei, apaches, Dolarhyde e seus capangas - para evitar a aniquilação. Unidos contra o inimigo comum, eles se preparam para um confronto épico por sobrevivência.

Elenco
§  Daniel Craig como Jake Lonergan, um famoso criminoso. Robert Downey, Jr. havia sido originalmente escalado para o papel, porém saiu por estar comprometido com Sherlock Holmes: A Game of Shadows.
§  Harrison Ford como Coronel Woodrow Dolarhyde , que comanda Absolution com punhos de ferro. Ford e o produtor executivo Steven Spielberg não queriam que o personagem usasse um chapéu de vaqueiro, porque estavam preocupados que o público iria lembrar de Indiana Jones.
§  Olivia Wilde como Ella
§  Sam Rockwell como Doutor. Favreau contratou Rockwell para o papel baseado em sua performance em Iron Man 2. No roteiro original, o Doutor era descrito como um enorme mexicano.
§  Noah Ringer como Emmett
§  Paul Dano como Percy Dolarhyde, o filho do Coronel Dolarhyde.
§  Clancy Brown como Meacham
§  Keith Carradine como Xerife Taggart
§  Adam Beach como Nat Colorado
§  Abigail Spencer como Alice, a antiga amante de Lonergan.
§  Ana de la Reguera como María
§  Walton Goggins como Hunt









Leave a Reply