Background

Pós-modernidade e a formação de tribos urbanas - Parte I


Os desenhos japoneses conhecidos como animes são facilmente encontrados na sociedade atual, construindo grupos ou formando “tribos”, comunidades que estão se adaptando a cultura japonesa ou dos animes para adentrar neste universo dos desenhos.
Todo este ciclo de socialização e globalização estão conectados a formação de tribos urbanas, que por sua definição são tribos urbanas que tem como objetivo-mor estabelecer ‘redes de amizades’ a partir de interesses e afinidades em comum. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir.  Conforme Rolnik (1986):

A mesma globalização que intensifica as misturas e pulveriza as identidades, implica também na produção de kits de perfis-padrão de acordo com cada órbita do mercado, para serem consumidos pelas subjetividades, independentemente de contexto geográfico, nacional, cultural, etc. Identidades locais fixas desaparecem para dar lugar a identidades globalizadas flexíveis que mudam ao sabor dos movimentos do mercado e com igual velocidade. ROLNIK, Suely, 1986, p.1


Estes perfis-padrão seriam grupos individualistas na busca de identidades e pela ação do projeto de globalização. Associado a este processo o tema em questão os animes, surge a necessidade de fazer parte de algum movimento midiático. Como os animes contribuem para os modos de socialização na sociedade global? Essa socialização que “é entendida como o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos que, através da mesma que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade” .
Na cidade de Goiânia existem vários eventos relacionados, dentre os principais eventos estão o Anime Project, Nippon Sama, TNNAC, Ks anime e o Anime GO, que tem como característica principal alimentar e reunir esse fenômeno mundial, na divulgação de novos desenhos, disputa em jogos, concursos cosplay (caracterização idêntica de personagens), etc.


Dentre esses grupos está os Akatsuk’er, pessoas que se vestem de forma idêntica aos personagens do desenho Naruto, onde por sua vez são conhecidos pela rivalidade e habilidade. Eles são um exemplo de tribos que saem à procura de eventos para disputar com outros grupos as premiações oferecidas em jogos relacionados ao desenho.
Os animes e seus projetos estão cada vez mais tomando espaço pelo mundo todo, expandindo a cultura e socializando grupos. A participação e identificação de personagens com os desenhos propiciam projetos como os citados acima.
Para os japoneses, anime é tudo aquilo que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. O próprio nome está relacionado à globalização, pois esta inserida na cultura como um todo, relacionando pessoas e formando grupos por todo o mundo.
Suas características são bem distintas, com o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, variedades de temas, movimentos rápidos. É muito fácil encontrar produções infantis com situações de humor para adultos. Nos animes, personagens bem humorados são ao mesmo tempo caracterizados com fortes personalidades. Essas características são reflexos da cultura, assim, caracterizando os personagens para que possa haver um reconhecimento deste público adepto ao anime.



Leave a Reply