Background

Jornalismo é um sonho!

Sempre há dias em que bate uma tristeza, angustia e a convicção de que estamos no caminho errado. Paramos então para pensar, Porque escolhi cursar Jornalismo?

Bem, para quem não sabe o Casal Lalio é formado em Jornalismo há quase 3 anos. Durante esse período, infelizmente, não fizemos estágio, por uma série de questões burocráticas da nossa faculdade. Não podemos esquecer também do preconceito por parte das empresas, por não estudar na federal ou católica. Na nossa turma que formaram 18 alunos, somente 1 trabalha na área. Os outros estão por aí trabalhando em empregos que com certeza não era o planejado.

É uma profissão em que muitos pensam ser de glamour, fama, dinheiro. Mas infelizmente, não é assim. Como uma amiga do tuíte, Deiga Luane disse “Jornalismo é vocação. É mais ou menos como ser padre. É sacerdócio. Missão. Tem até voto de pobreza”.

Dias assim, em que vagas aparecem, mas que experiências são fundamentais, somos cobrados e aquele sonho de trabalhar como jornalista, se vai. Confesso que o desânimo é grande e a vontade de fazer outro curso cresce a cada dia. Mas como cursar outra faculdade se no coração e na mente só tem espaço para o Jornalismo?

Eis que certo pensamento surge: vamos mudar para outro lugar, cidade, estado, país. Quem sabe estamos no lugar errado, na hora errada. Mas a realidade cai no nosso colo e diz: ” Mudar como? Se aqui está difícil, em outros lugares podem estar pior”.

É no meio dessa confusão de sentimentos e tristeza em que se encontra o Casal Lalio no dia de hoje. Na verdade, é um desabafo, para quem sabe a esperança volte e o nosso sonho se renove.

3 Comentários:

  1. Esse é um sentimento compartilhado por muitos recém-formados. Apesar do amor à profissão, encontramos muitas barreiras para nos adentrarmos no mercado de trabalho. É um desbravamento do mundo constante. São muitos nãos a serem ouvidos durante a caminhada. A frase citada bem que poderia ser minha porque achei perspicaz a colocação: “Jornalismo é vocação. É mais ou menos como ser padre. É sacerdócio. Missão. Tem até voto de pobreza”.", mas é do jornalista Duda Rangel. (Aprendemos como ninguém a citar as fontes e abrir aspas quando necessário não é?rs)Mas vale ainda outra citação de uma música que gosto muito do Renato Russo: "Quem acredita sempre alcança!" Então, o segredo é ter fé e perseverança sempre amigos!

    ResponderExcluir
  2. blog que "super-indico" do jornalista Duda Rangel: http://desilusoesperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Deiga, pelos comentários e pela indicação do blog do Duda Rangel..

    ResponderExcluir