Background

Dicas de Fotografia - I

Num dia desses pediram um post sobre fotografia de câmeras digitais. Hoje me disponho a lhes dizer os meus segredinhos... Não são muitos, mas espero que possam ajudar aos futuros aspirantes a fotógrafos como eu (rsrsrs). Fotografia é mais que um hobby, é mais que uma paixão de momento e sobretudo quem gosta mesmo de fotografia são pessoas que, como eu, adoram transformar luz em arte.

Ame e respeite sua Câmera!!
Quase uma religião a fotografia é algo que inspira muito, bons momentos, lembranças... São momentos congelados pelo olhar do fotógrafo por meio da máquina. Você precisa entrar no clima antes de aprender na prática. A fotografia moldou o olhar humano desde seu surgimento, foi dela que o cinema se desenvolveu; pois o que é o cinema se não a seqüência de fotos que dão a ilusão de movimento?

As artes mudaram. Tanto as plásticas como as demais. Uma teve que evoluir para a abstração, porque qual seria a razão de quadros tentando aprisionar um momento ou rosto, se nem o mais hábil de todos os artistas seria capaz de concorrer com uma fotografia? E depois da reprodução em massa das fotos o que seria impossível para as gerações passadas, (ver a Mona Lisa sem sair de casa, por exemplo; já era possível graças à fotografia.

Então pensemos de forma mais aprofundada na fotografia. Ela é seu olhar, por meio da objetiva da câmera. A Primeira regrinha é:  Respeite mais sua câmera ela é uma construção de seu olhar. Se as fotos são feias, de certa maneira, talvez seja o seu desrespeito a sua companheira de bolso e de viagem.

A segunda regrinha é: esqueça o flash por alguns dias. Os flashes das câmeras digitais são frontais e por isso mesmo se tornam um acessório dispensável na maioria das vezes. Imagine como você vê as coisas no mundo. Por acaso seus olhos emitem luz? Não. Você vê o mundo e as coisas por iluminações provenientes de vários lados. Do sol, das luzes da rua, da lua... O flash tira todas as sombras da imagem que você quer capturar. Ou seja, tiram a profundidade de campo e as noções de segunda e terceira dimensões.

A terceira dica é: sem o flash você provavelmente não poderá tremer a sua câmera, caso contrário, sua imagem ficará borrada. Um conselho que dou e é valido é segurar a câmera com as duas mãos o mais perto possível do seu corpo. Isso evita as trepidações normais do pouco peso das câmeras e uma mão segurará o movimento do clic.

Outra mão na roda é comprar um mini tripé (realmente são muito baratos e valem cada centavo), se você viaja com seu amor, como é o caso do Casal Lalio, certamente já sentiu dificuldade ou medo de pedir um estranho para tirar fotos... Não é verdade? Um tripé resolve seus problemas de uma vez por todas sem correr o risco do fulano tirar fotos tremidas, sem enquadramento nenhum e o pior... Você ficar sem a Câmera...
Em breve termino este post com mais super dicas...
Tripé básico


Tripé moderninho...


Leave a Reply