Background

Adaptação de um Felino!


Uma das nossas preocupações antes da nossa mudança para Cuiabá foi: O que fazer com a Penélope e a Kiara? Levar pra cidade nova? Deixar na casa de parentes? Dar para adoção? Deixar com Amigos? 

Essas perguntas rondaram as nossas cabeças por vários dias..
Como ainda não estamos na “nossa casa”, decidimos trazer somente a Penélope e deixar a Kiara na casa da mãe do Ulisses.. Foi difícil fazer essa escolha, mas conhecendo nossos animais de estimação, percebemos que a Penélope se adaptaria melhor a lugares fechados..

Explico para vocês, a Kiara tem a personalidade forte, odeia ficar presa dentro de casa, do quarto ou em qualquer outro lugar fechado. Já colocamos tela de proteção nas janelas para ela não fugir e quase destruiu a nossa casa.. hauhauhauhauhauhauha.. 

Ela é totalmente arredia com as pessoas, inclusive conosco. Claro que ela nos ama e nos amamos, mas o lema dela é: não se meta comigo! Se a trouxéssemos nesse momento, ela acabaria fugindo e nunca mais a encontraríamos..

A Penélope é o inverso da Kiara, é manhosa, gosta de ficar no colo, não se importa de ficar fechada num quarto ou em qualquer outro lugar.

Fomos pesquisar sobre como transportar a nossa gatuna e como proceder com ela na casa nova.. Percebi que não havia dicas concretas de pessoas que passaram por essa situação, por isso senti a necessidade de compartilhar com vocês algumas dicas do que pode e o que não pode..

A primeira coisa a fazer é pedir uma autorização (guia) assinada pelo médico veterinário, para que você possa viajar com o seu bichano.. Ele vai atestar que o gatuno é vacinado e que tem condições de viajar.. Importante: tem que ter e levar a carterinha de vacinação, sem ela, você pode ser barrado na viagem.

Peça para o seu médico veterinário o remédio que ajuda a acalmar e relaxar o seu bichinho durante a viagem.. Como a Penélope está com as vacinas e vermífugo em dias, não tivemos problema algum.

Autorização em mãos, fomos apressar o preço da caixa de transporte, a específica para carregar gato e cachorro.. Achamos de todos os preços, tamanhos e cores possíveis..

Dúvida: Qual é o tamanho certo para o meu animal? O seu bichinho de estimação tem que ficar em pé e rodar dentro da casinha..

Dica para quem mora em Goiânia: as lojas da Av Castelo Branco têm os melhores preços.. Pagamos na nossa 55,00 reais.. Rosa com branco.. Linda! Teve uma loja (Jd América) que a mesma casinha custava 180,00 reais.. Um absurdo!

Autorização, remedinho e caixa de transporte em mãos, Simbora viajar..

É importante levar as vasilhas de água e comida que seu bichano estava acostumado na casa antiga, pois eles se importam e muito com o cheiro da casa. Infelizmente dei rata em relação a isso, esqueci as vasilhas dela, e aí na hora de comer e beber água ela se recusou, ficava só cheirando em volta das vasilhas. 

Tive que colocar água na seringa e dar na boca dela durante certo intervalo de tempo.. Durou uma semana esse tratamento.. huahauhuahauhua..

Outra dica importante deixe que o gatuno fique a vontade, não o force a nada. Se alguém da família puder ficar em casa nas primeiras semanas, é legal, para que o felino sinta segurança na casa nova.

A Penélope só não ficou desesperada porque fiquei com ela o tempo todo.. Ela cheirou a casa inteira (é um apê na verdade) e demorou umas duas semanas para se acostumar. Hoje em dia ela já sente a dona da casa de novo.. No inicio, deu pra perceber que ela sentia falta da Kiara.. 

Em breve vamos postar a historia da Kiara na casa da minha sogra, como foi a adaptação dela e tudo mais.. 

Espero que esse texto possa ajudar  pessoas que como eu fiquei perdida sobre como transportar, onde comprar a casinha e como e cuidar dos bichanos na casa nova..

2 Comentários:

  1. Parabéns pelo zêlo e preocupação com os bichanos, realmente mudanças são muito difíceis pra eles.

    ResponderExcluir
  2. Paullo, os nossos gatunos são nossas paixões.. Obrigada pelo elogio.. =D

    ResponderExcluir