Background

Filme: Hanami - Cerejeiras em flor

Graças ao projeto Cabine do Lumiére, assistimos a mais um grande filme. Foi lançado em 2009, mas só agora chega aos cinemas do Shopping Bougainville, aqui em Goiânia.

O filme aborda o cotidiano de um casal da terceira idade. Trudi e Rudi moram no interior da Alemanha, enquanto seus filhos em Berlim e Tóquio. Ao descobrir que seu marido está com uma doença grave, os médicos aconselham que o casal saia e viva uma aventura. Trudi, porém é dura e diz: " Meu marido odeia aventuras".

Trudi e Rudi
Todos os dias Trudi prepara o lanche do marido: um sanduiche e uma maça e quando ele chega em casa, ajuda-o a tirar o casaco e colocar seu chinelo. Sem contar ao marido, sobre a doença,  ela o convence a visitar os filhos que moram em Berlim. Mas acabam percebendo que eles não tem tempo disponível e se sentem deslocados. O casal resolve ir a praia e quem sabe depois fazer uma visita ao filho que mora no Japão. O acaso resolve brincar com o casal, numa noite Trudi morre, deixando o marido em meio ao desprezo dos seus filhos. Vemos então que ela é o elo da familia.

Rudi e seu filho Karl

Rudi volta para casa, se sentindo só, resolve revirar as coisas de sua esposa, quando descobre que o seu maior sonho era conhecer o Monte Fuji. Ele parte para Tóquio afim de realizar (meio que tardio) o sonho de sua esposa e fica hospedado na casa de seu filho Karl. Com o passar dos dias percebe que ele não tem tempo e nem faz muita questão de sua presença. Em meio a tudo isso somos apresentados a uma cultura diferente como a dança Butô e a beleza do florescer das cerejeiras, que simbolizam a beleza, as mudanças e um recomeço.


Dançarina de Butô

A historia é tocante e surpreendente, nos faz viajar em meio as nuvens. As lágrimas em vários momentos chegaram aos olhos, principalmente nas cenas de carinho, cumplicidade e o amor entre marido e mulher.




A fotografia é maravilhosa e as seqüencias das cenas são tão verossímeis que nos colocam tão deslocados quanto os personagens. Em algum momento do filme, você irá se identificar com alguma situação/pessoa. Já que a relação pais/filhos é complexa. O filme é um verdadeiro porta voz do egoísmo em que vivemos. Mostra como podemos deixar de lado sonhos, a vontade de viver, o projeto pessoal em razão do casamento, filhos, etc.  Em alguns momentos as cenas tem cortes abruptos e em outros são suaves, mas para o grande público, são detalhes que passam desapercebidos. Embora o tema pareça deprimente, a diretora Doris Dorrieconsegue passar uma certa leveza, com passagens bem-humoradas.

Abra a sua mente para assistir a esse filme.






Ficha Técnica
Título Original: Kirschbluten - Hanami.
Origem: 
Alemanha / França, 2008.
Direção: 
Doris Dorrie.
Roteiro: 
Doris Dorrie.
Produção: 
Harald Kugler e Molly Von Furstenberg.
Fotografia: 
Hanno Lentz.
Edição: 
Frank C. Muller e Inez Regnier.
Música: 
Claus Bantzer.
Elenco:
Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki, Maximilian Brückner, Nadja Uhl, Birgit Minichmayr, Felix Eitner, Floriane Daniel, Celine Tanneberger, Robert Döhlert, Tadashi Endo, Sarah Camp, Gerhard Wittmann e Veith von Fürstenberg.




1 Comentários: