Background

Fórum sobre cinema com Jabor e Diegues no Fica 2011

Cacá Diegues, Gilvane Felipe e Arnaldo Jabor
“Abaixa essa luz aqui no meu rosto cara. Gosto de falar olhando para as pessoas” comenta Arnaldo Jabor no XIII FICA. Dessas conversas o que realmente se guarda são as personalidades fortes dos integrantes do debate. Cacá Diegues e Arnaldo Jabor falando de cinema para pessoas comuns da terrinha do pequi. Pessoas que sabem tanto quanto os da terra do pão de queijo, ou da terra da garoa. Tanto faz a procedência do individuo.

Personalidades que tratam um Cine-Teatro São Joaquim lotado de cinéfilos, professores, estudantes de igual pra igual é raro. Passados alguns instantes aprofundando seu conhecimento em cinema e teoria social volta ao planeta Terra o Sr. Jabor. Fala simples, olhos nos olhos e com muito senso de humor.

Ele e seu companheiro respondem suas perguntas como todo cientista social, negando toda generalidade, mas direcionado seu ponto de vista de acordo com o conhecimento teórico e prático que possuem... Qual seu melhor filme Cacá? “O meu melhor filme sempre será o meu próximo filme” responde ele seguido de risadas do publico.

O que vale lembrar aqui foi uma frase do Jabor sobre a quantidade de pessoas que vão assistir seu filmes no cinema. Quando um filme nacional é exibido por que há leis que o “protegem” de certa forma, não porque o público quer vê-lo. Competição desleal com filmes narcotizantes de Hollywood uma maquina de produção audiovisual que bombardeia o mundo com suas superproduções. “Meu amigo, eu não faço filme pra idiota”. Se o filme tem 100 mil de público sabemos que esses não fazem parte da galera que fica sem entender o filme e sai dizendo que o filme não presta.


Teatro São Joaquim lotado.


Leave a Reply