Fórum sobre cinema com Jabor e Diegues no Fica 2011
Cacá Diegues, Gilvane Felipe e Arnaldo Jabor |
Personalidades que tratam um Cine-Teatro São Joaquim lotado de cinéfilos, professores, estudantes de igual pra igual é raro. Passados alguns instantes aprofundando seu conhecimento em cinema e teoria social volta ao planeta Terra o Sr. Jabor. Fala simples, olhos nos olhos e com muito senso de humor.
Ele e seu companheiro respondem suas perguntas como todo cientista social, negando toda generalidade, mas direcionado seu ponto de vista de acordo com o conhecimento teórico e prático que possuem... Qual seu melhor filme Cacá? “O meu melhor filme sempre será o meu próximo filme” responde ele seguido de risadas do publico.
O que vale lembrar aqui foi uma frase do Jabor sobre a quantidade de pessoas que vão assistir seu filmes no cinema. Quando um filme nacional é exibido por que há leis que o “protegem” de certa forma, não porque o público quer vê-lo. Competição desleal com filmes narcotizantes de Hollywood uma maquina de produção audiovisual que bombardeia o mundo com suas superproduções. “Meu amigo, eu não faço filme pra idiota”. Se o filme tem 100 mil de público sabemos que esses não fazem parte da galera que fica sem entender o filme e sai dizendo que o filme não presta.
Teatro São Joaquim lotado. |