Background

Cinema em casa II: A Culpa é do Fidel

Foi numa tarde fria, como esses dias que o Casal Lalio saiu para ir ao cinema. O filme escolhido: A culpa é do Fidel.  Pelo nome forte do filme, imaginei o seguinte: a historia é sobre Fidel Castro, deve ser chato pra caramba, mas vamos lá assistir. 

Me surpreendi com o filme que conta a história de Anna de La Mesa diante da reviravolta que acontece em sua vida. A trama é inteligente e se passa entre 1970 e 1971 e nos  faz pensar, se é possível as utopias na vida diária. Através da mentalidade franca e direta de Anna, que fala o que pensa sem meias-palavras. Vemos que seu mundinho é formado pelo colégio católico, escola de natação e pela linda casa em que vive com os seus pais, seu irmão mais novo e sua babá (que fugiu de Cuba, após a revolução praticada por Fidel Castro). 


Os pais de Anna e seu irmão.
 Bem, os pais de Anna, não são socialistas de coração, mas após a morte de seu cunhado, o pai de Anna que é advogado recebe em sua casa a irmã e a sobrinha. Ele passa a rever seus princípios e procura um sentido para sua existência e tenta se redimir de omissões passadas. Mas Anna não quer saber de palavras de ordem ou filosofia, só sabe que tinha uma boa vida e que  de repente lhe foi tirada. A vida familiar muda por completo, seus pais passam a ter um engajamento político, mudam para um apartamento menor, as trocas de babás são constantes e as visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. A babá (fugida de Cuba) coloca na cabeça de Anna que toda essa mudança em sua vida é culpa do Fidel e dos “los barbudóns”. Ela resiste à sua maneira, mas aos poucos, realiza uma nova compreensão do mundo. O filme é divertido e vale a pena assistir.



Anna brincando com seu irmão.

Leave a Reply